Entre os dias 19 e 25 de abril, foi promovido pelo Instituto Internacional de Planejamento Educacional IIPE/Unesco, em Buenos Aires, Argentina, o Evento formativo aos gestores municipais de educação, contemplados pelo Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2008. Além dos dirigentes premiados:Antonio Leopoldo Van Suypene – Dourados/MS;
Elydo Alcides Guareschi - Passo Fundo/RS;
Júlio Cesar da Costa Alexandre – Sobral/CE;
Luiz Augusto Paiva de Oliveira – Castanhal/PA;
Maristela Ferrari Ruy Guasselli - Novo Hamburgo/RS;
Pedro Ivo Alves Bezerra – Itaiçaba/CE;
Plínio José De Amorim Neto - Petrolina/PE;
Suely Mozardo Pinotti Marino – Pompéia/SP;
Também participaram do evento o representante do Laboratório de Experiências Inovadoras em Gestão Educacional da Diretoria de Estudos Educacionais - DIRED/INEP - Luciano Abrão Hizim, a Coordenadora Geral de Sistemas da Secretaria de Educação Básica - Magaly Liliane Chaves Campos, a Coordenadora Geral de Programas para Desenvolvimento do Ensino do FNDE Neuza Helena Portugal dos Santos e o Oficial de Projetos Educacionais da Unesco no Brasil, Wagner Santana.
O curso de formação contou com uma agenda diversificada, entre conferências, oficinas e visitas ao Ministério Nacional de Educação, ao Museu de Escolas e a três instituições públicas de ensino ligadas ao governo da Província de Buenos Aires. Nas escolas eles puderam observar parte de infra-estrutura, alguns aspectos da organização do trabalho docente, programas de correção de fluxo, projetos de inclusão sócio-educacional e gestão escolar. No Museu de Escolas chamaram a atenção dos participantes o acervo histórico das escolas argentinas, com peças desde o séc. XIX, que chegou a inspirar alguns dirigentes a pensarem a criação de um museu das escolas em suas cidades. O museu de escolas, anexo ao Ministério Nacional de Educação, se localiza em uma estrutura de galpão, dividido em alas, destacando momentos da história da educação Argentina.
Como parte da programação os dirigentes dos municípios premiados apresentaram suas experiências aos especialistas do IIPE e de universidades argentinas. Os especialistas apontaram as políticas e ações chaves que consideraram pertinentes para o caráter inovador e de sucesso de cada experiência, além de fazerem sugestões para fortalecimento e continuidade das mesmas. Os colóquios propiciaram a reflexão sobre o trabalho com o Prêmio Inovação em Gestão Educacional, coordenado pelo Inep, surgindo idéias e propostas para o aprimoramento das futuras edições.
Este é o 2º evento formativo aos gestores municipais de educação, contemplados pelo Prêmio Inovação. Na edição anterior, em 2006, além dos dez dirigentes premiados também participaram representantes da Undime da Região Norte, UNESCO Brasil, membros da SEB e do INEP.
Nenhum comentário:
Postar um comentário