terça-feira, 14 de dezembro de 2010

UNICEF e Prefeitura de Sobral certificam crianças alfabetizadas na idade certa

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e a Prefeitura de Sobral, com apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, divulgam nesta terça-feira, 14, às 19h30, na ECOA, os resultados da avaliação do nível de alfabetização de 2.789 crianças de até 8 anos de idade matriculadas no 3º ano do Ensino Fundamental de 40 escolas públicas municipais da cidade. A avaliação foi feita durante o mês de novembro, no âmbito do Programa "Palavra de Criança".
O modelo de avaliação, desenvolvido pelo UNICEF e parceiros, é o mesmo utilizado pelo Programa Alfabetização na Idade Certa, adotado hoje em todos os municípios cearenses. Na avaliação são verificados os níveis de desenvolvimento da leitura, escrita e compreensão de textos entre crianças de até 8 anos de idade, segundo as habilidades requeridas para a conclusão do 3º ano do ensino fundamental no país.

Entenda a Avaliação
A avaliação foi realizada em um mesmo dia em todas as escolas, sendo auditada e sistematizada por especialistas da Universidade Federal do Ceará. Depois de corrigidas as avaliações, os resultados de cada criança foram agrupados em níveis de desenvolvimento de leitura e escrita que variam do nível inicial (1) ao nível adequado (5). As crianças avaliadas realizaram os dois testes. Segundo a metodologia são consideradas alfabetizadas e estão adequadamente seguindo o currículo do 3º ano aquelas crianças que pelo menos "sabem ler identificando o assunto, o tipo de texto e quem o escreveu. Está aprendendo a compreender e interpretar o texto." Em Sobral, 94% das crianças atingiram ou estão acima deste nível de leitura.


Quanto à escrita, seria desejável que todas as crianças do 3º ano soubessem que as letras formam palavras e as palavras formam frases e estivessem aprendendo a escrever suas idéias em pequenos textos. Em 2010, 93% das crianças alcançaram esta habilidade ou outras superiores, demonstrando que os métodos de alfabetização utilizados pelas escolas enfatizam igualmente a leitura e a escrita, situação que não é encontrada em outras cidades onde são realizados testes semelhantes.


Segundo os especialistas responsáveis pela sistematização da avaliação, os bons resultados apresentados por Sobral se devem em grande parte à continuidade e à focalização do currículo na alfabetização de crianças, à formação dos professores, à política de incentivos aos professores alfabetizadores, ao serviço de acompanhamento pedagógico oferecido pelo município. A rede municipal de educação de Sobral teve destaque nacional em 2010 por ter alcançado um IDEB - Indice de Desenvolvimento da Educação Básica, de 6,6 no 5º ano, o maior valor do estado do Ceará e bem acima da média brasileira. Em 2005 este resultado foi de 4,0. O IDEB é calculado pelo INEP/MEC.


Para o UNICEF os resultados devem ser levados em conta pelo município como uma demonstração de que a cidade está na direção correta, tendo apenas que reformular as estratégias na área de atendimento psicopedagógico, a fim de incluir e promover de maneira mais adequada a aprendizagem de crianças com necessidades educativas especiais, que na avaliação correspondem a aproximadamente 5% do total de crianças avaliadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário