quarta-feira, 11 de maio de 2011

UVA outorga o título de Doutor Honoris Causa a José Alves Fernandes


A Sessão Solene do Conselho Universitário da UVA (CONSUNI) para a outorga do Título Doutor Honoris Causa ao professor e Membro da Academia Cearense de Letras, José Alves Fernandes, foi realizada no dia 6 de maio de 2011 e presidida pelo reitor, Antonio Colaço Martins, no campus da Betânia. A outorga do Título a José Alves aconteceu na data em que se comemorou os 40 anos do reconhecimento do Curso de Letras da UVA. A solenidade integrou, ainda, a programação do Jubileu do Curso.

A indicação de José Alves ao Título Doutor Honoris Causa foi feita ao Conselho Universitário da UVA pelo professor Vicente Martins, tendo sido aprovada, por unanimidade, no dia 10 de fevereiro de 2011. José Alves foi professor visitante do Curso de Letras da UVA, de 1998 a 2002, e lecionou as disciplinas de Grego, Latim e Filologia Românica. O Título foi concedido “pelo relevante contributo do professor e escritor ao Ensino Superior cearense, notadamente ao Curso de Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú”.

Para o reitor Antonio Colaço Martins, a biografia de José Alves, sua inteligência e virtudes como cidadão tornam-o um exemplo para toda a Universidade. “A UVA está enriquecida e sente-se extremamente honrada por tê-lo na sua excelsa galeria de Doutores Honoris Causa”, afirmou em seu pronunciamento, concluindo com uma frase do profeta Daniel: "`aqueles que tiverem sido sábios, doutores e ensinado a justiça a muitos, resplandecerão como estrelas no firmamento`. O senhor é um desses doutores que resplandecerá por muito tempo na vida da nossa Universidade”.

O professor Vicente Martins fez a apresentação de José Alves, lembrando sua dedicação e a contribuição dele à UVA, enquanto professor e pesquisador. “Sua atuação profissional foi marcada por pontualidade, assiduidade, ambiência de boa aprendizagem, clima de companheirismo, amor, fraternidade e cordialidade entre seus alunos e colegas de trabalho”, disse Martins, completando: “posso testemunhar que ele esclareceu muitas dúvidas dos professores do Curso de Letras e, sobretudo, incentivou-os à pesquisa e ao gosto pela leitura de textos clássicos e pela educação contínua e continuada, dando ao nosso curso uma atmosfera acadêmica de estudos e pesquisa", disse.

José Alves Fernandes agradeceu a homenagem, lembrando a importância do magistério e estendendo-a a todos os professores. “O Título de Doutor Honoris Causa recebo como oportuno e justo, porque sei que ele representa, antes de tudo, uma homenagem à heróica e nobre classe dos professores do nosso Estado e do nosso país. Quanto à minha pessoa, em particular, a honraria só se pode justificar se procedermos à consideração do significado etimológico do termo doutor - doctor, na nossa língua mãe ou Latim - que significa “aquele que ensina”. Nesta acepção, portanto, será acertado que me considerem Doutor Honoris Causa. Doutor, a título de homenagem, porque, na verdade, o que sempre fiz, buscando honrar com esta atividade a minha terra e a minha base, foi, nada mais nada menos, do que ser um bom professor”, disse Fernandes, lembrando três atributos indispensáveis ao bom professor: “competência, responsabilidade e sociabilidade”.

A importância da UVA em sua atividade docente também foi lembrada por José Alves em seu discurso. “Passei por esta casa de ensino e de estudo uma quadra muito significativa da minha trajetória profissional. Significativa, tanto do ponto de vista da minha experiência pedagógica, do exercício da atividade extensionista, como do ponto de vista do enriquecimento humano e social.[…] A Universidade Estadual Vale do Acaraú foi a chave de ouro da minha atividade docente”, disse Fernandes aos presentes.

Nascido em 21 de outubro de 1930, no município de Aracoiaba, localizada na microrregião de Baturité, José Alves é bacharel em Letras Clássicas (1953) e em Ciências Jurídicas e Sociais (1960), é licenciado em Letras Clássicas, Português, Latim e Grego (1962) e Mestre e Doutor pela Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O homenageado é também professor aposentado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e autor de diversos trabalhos acadêmicos, entre eles o “Dicionário de Formas e Construções Opcionais da Língua Portuguesa” e o “Dicionário Cronológico da Língua Portuguesa”, tendo participado, ainda, da elaboração do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário